Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de maio de 2014

DEIXE SEU AMBIENTE DE TRABALHO OU REUNIÃO HARMONIOSO



Bastam poucas borrifadas alguns minutos antes da reunião começar e as gotinhas em spray tocam o coração de cada um.

Confira a receita abaixo:

Fórmula Ecológica (Minas)- para facilitar a convivência em grupo

- Holly (Bach)- para nutrir o coração e estimular o amor compassivo

- Crabb Apple (Bach)- para limpar o ambiente

- Walnut (Bach)- para proteger da negatividade

Estes florais devem ser encomendados em um só vidro de spray. Boa parte das farmácias brasileiras já comercializa o spray pronto. Caso você não consiga isto na sua cidade, veja como é fácil preparar o seu em casa:

Encomende à farmácia um vidro de 15 ml da receita acima. Em um recipiente de spray (como aqueles de molhar plantas ou cabelo), coloque 2/3 de água, 1/3 de álcool de cereais e pingue 21 gotas do floral. Está pronto!






Personare

quinta-feira, 27 de março de 2014

OS 38 REMÉDIOS FLORAIS DE BACH








" O Dr. Edward Bach ensinou que a base de toda doença estava na desarmonia entre os aspectos mentais e espirituais do ser humano. Essa desarmonia, encontrada sempre em estados de ânimos conflitantes, produzia infelicidade, tortura mental, medo, cansaço e submissão. Diminuía a vitalidade do organismo e permitia o aparecimento de doença. Por esse motivo, os remédios que ele preparou se destinavam ao tratamento de ânimo e do temperamento do paciente e não à sua doença física."


F.J Wheeler


Os 38 Remédios Florais

Agrimony - Para a pessoa que esconde seus sentimentos por trás de um rosto aparentemente sereno e feliz. Dificilmente alguém poderia pensar que algo em sua vida pode não estar bem.

Aspen - Para a pessoa que sente medo mas não sabe precisar exatamente do quê. O medo tem causa desconhecida e pode se apresentar em forma de pressentimento, preocupação ansiosa ou pavor mesmo.

Beech - Para a pessoa que tem dificuldade em entender e aceitar o que considera defeito nas outras pessoas. Nem cogita que a forma de agir e de pensar da outra pessoa tenha a ver com o seu conjunto de idéias e valores.

Centaury - Para a pessoa afável gentil, que gosta de colaborar e de ser útil. Geralmente, aceita o que os outros estabelecem para ela. Por ter dificuldade em dizer "não," pode se deixar dominar ou manipular por personalidades que considera mais fortes.

Cerato - Para a pessoa que não confia no próprio julgamento e fica perguntando a outras pessoas qual o caminho a seguir ou qual a decisão a tomar. Pode acabar se atrapalhando com a diversidade de opiniões.

Cherry Plum - Para a pessoa que tem pavor de perder o controle e acabar fazendo mal a si mesma ou a terceiros.

Chestnut Bud - Para a pessoa que tem dificuldade em absorver os ensinamentos que as experiências da vida lhe trazem. Estão sempre a repetir as mesmas situações e cometendo os mesmos erros.

Chicory - Para a pessoa que superprotege alguém próximo para se tornar necessária e, de certa forma, organizar e dirigir a vida desse alguém. Costuma esperar retribuição e reconhecimento.

Clematis - Para a pessoa de natureza sonhadora e criativa mas que pode se tornar dispersiva pela dificuldade de concentração em algo que não lhe mobilize a atenção.

Crab Apple - Para a pessoa excessivamente exigente a respeito de higiene.Também para aquela que sente profundo desagrado por algo de seu próprio corpo ou aparência.

Elm - Para a pessoa responsável e capaz mas que se sente estressada com o excesso de peso dos compromissos profissionais e familiares que está sempre a lhe cair sobre os ombros.

Gentian - Para a pessoa que se sente desmotivada por um projeto mal sucedido no passado. O medo de que a situação venha se repetir no futuro a leva a perder a confiança em si mesma e a fé na vida. Nem tenta novos projetos porque acha não vai dar certo mesmo.

Gorse - Para a pessoa que se sente tão desanimada que acha que nada resolverá seu problema. Incentivada por alguém, pode até fazer tentativas mas a princípio nem acredita que algo possa funcionar no seu caso.

Heather - Para aquela pessoa que não gosta de ficar sozinha: aproxima-se de quem estiver por perto e começa a conversar sem cerimônia ou reserva. O assunto preferido é ela mesma, sua família ou amigos. Costuma achar que todo mundo gosta dela.

Holly - Para a pessoa que sente ciúme, inveja, ódio e desejo de vingança. Esses sentimentos podem se apresentar em explosões de mau humor.

Honeysuckle - Para a pessoa que deixa passar oportunidades da vida porque mantém-se ligada a acontecimentos do passado. Pode perder o interesse pelo momento atual pois prefere viver da nostalgia dos erros e acertos cometidos ao longo da vida.

Hornbean - Para a pessoa que encontra-se tão desanimada, que mal tem forças para enfrentar a jornada ou a tarefa que tem pela frente. Já se cansa só em pensar que vai ter que fazer o esforço.

Impatiens - Para a pessoa que pensa e age rápido. A pressa é tão constante, que não consegue esperar por nada. Não tem paciência com quem seja mais lento: pode completar a frase que o outro iria falar ou pode completar a tarefa que ele iria terminar.

Larch - Para a pessoa que carece de confiança em si mesma: não acredita em sua capacidade ou aptidão. Com isso, recua e deixa passar as oportunidades porque não se acha capaz de dar conta da situação.

Mimulus - Para a pessoa que tem medo das coisas do cotidiano: medo de doenças, de ficar só ou da morte. Geralmente é tímida, nervosa ou reservada. Não se sente bem em reuniões sociais ou em contato com pessoas muito expansivas.

Mustard - Para a pessoa triste e deprimida mas que não sabe explicar o motivo de sua tristeza já que não consegue descobrir uma razão concreta para isso. A depressão acontece como uma nuvem que cobre o brilho de seu sol interno.

Oak - Para a pessoa batalhadora que tem um nível de resistência muito grande. Por isso, não tem noção de limite e não dá nenhuma atenção aos sinais de fadiga, estafa ou doença. Vai em frente até a exaustão. Nem sabe que pode se cansar um dia.

Olive - Para a pessoa que após alguma atividade sente-se exausta como se tivesse sido drenada a sua última gota de energia. Também, para a pessoa convalescendo ou preparando-se para exames importantes.

Pine - Para a pessoa que vive se responsabilizando por tudo que acontece a sua volta e, conseqüentemente, vive pedindo desculpas. Esse sentimento de culpa pode ter origem num fato do passado.

Red Chestnut - Para a pessoa que vive eternamente com medo de que algo de mal venha a acontecer com seus entes queridos. O medo é desmedido pois ela não se preocupa consigo mesma: sua única preocupação é a saúde e segurança da outra pessoa.

Rock Rose - Para a pessoa que sofre de pânico e terror. Mesmo que a situação não exista na realidade, o pavor que ela sente é real: pode tremer, suar e ter ataque de taquicardia. A origem de tudo pode estar num acontecimento do passado como acidente, cirurgia ou assalto.

Rock Water - Para a pessoa que tem e segue uma rigorosa seleção de critérios de natureza filosófica ou religiosa. Busca a perfeição em tudo que faz e não perdoa a quem não aja como ela. Faz questão de ser exemplo em tudo. Não costuma criticar abertamente: prefere mostrar sua desaprovação dando o exemplo.

Scleranthus - Para a pessoa que sofre de angústia por sua indecisão: a dificuldade de escolher entre duas coisas. Ela não consegue ver claramente as vantagens e desvantagens de suas opções para se decidir e a escolha torna-se uma tortura.

Star of Bethlehem - Para a pessoa que sofreu um choque emocional: um acidente, a perda de um ente querido, uma separação, uma notícia, um fato assustador ou uma experiência difícil. Pode ter sido um fato recente ou do passado.

Sweet Chestnut - Para a pessoa que se encontra num estado de desespero total e profundo que é como se não lhe restasse mais nada no mundo. A angústia e a tristeza são tão intensas que chegam a provocar dor física.

Vervain - Para a pessoa ativa, perfeccionista e preocupada com o bem-estar da coletividade. Baseado em seus fortes princípios éticos, defende seus pontos de vista tentando converter os demais às suas convicções. Mesmo bem intencionada, acaba tentando dirigir a vida do outro.

Vine - Para a pessoa que tem confiança em si mesma, que lidera e que domina. O problema é que pode acabar se esquecendo de ouvir os outros e passar a impor aos demais as decisões que tomou sozinha.

Walnut - Para a pessoa vivendo um momento de transição: um novo emprego, uma nova rotina, uma nova vida ou um novo lar. Ajuda na quebra de vínculos do passado para um recomeço mais livre e saudável.

Water Violet - Para a pessoa que aprecia o lado zen da vida. Como não gosta de grandes concentrações sociais, prefere viver de forma reservada. Seus amigos compõem um grupo muito seleto, escolhido a dedo. Não gosta de compartilhar seus problemas com ninguém nem de participar dos problemas dos outros.

White Chestnut - Para a pessoa que vive presa a idéias e pensamentos indesejáveis e repetidos. Ela não consegue parar de pensar no assunto porque os pensamentos jamais a abandonam; ficam como que lhe martelando a cabeça o tempo todo.

Wild Oat - Para a pessoa que encontra-se num momento de decisão importante e não sabe qual a direção a seguir. Deseja canalizar suas energias para alcançar seu sonho de felicidade mas não tem certeza de onde deve partir.

Wild Rose - Para a pessoa apática e resignada diante do que está acontecendo em sua vida. Deixa-se levar passivamente por tudo pois acha que aquilo lhe está reservado. Não se sente nem alegre nem triste: segundo ela, "são coisas da vida."

Willow - Para a pessoa ressentida que vive remoendo mágoas e querendo saber por que é vítima de tanta injustiça. Tem dificuldade de esquecer e de perdoar. Magoada, queixosa e/ou revoltada, tem dificuldade em ver o lado bom da vida.








quarta-feira, 12 de março de 2014

AS ESSENCIAS FLORAIS DE BACH PODEM AJUDAR VOCÊ A TRABALHAR SEUS CONFLITOS INTERNOS



Muito se escuta falar sobre as essências florais de Bach. Mas afinal, quem foi Edward Bach e quais são os benefícios das suas essências?

Bach foi um médico inglês que recebeu os títulos de Bacteriologista e Patologista em 1913, além do diploma de Saúde Pública, em 1914. Suas essências florais são altamente poderosas em seu propósito de agirem como harmonizadoras de energias. Bach acreditava que quando uma pessoa está doente deve-se tratar a personalidade do paciente e não apenas a doença em si.

A partir dessa crença, Bach desenvolveu essências florais terapêuticas, levantando cada componente positivo das flores e relacionando-os ao estado emocional e à energia negativa de seus pacientes, de modo a suprir as energias positivas de cada um deles.
Por que as essências florais de Bach são eficientes?
As essências florais de Bach são eficientes porque cada uma tem uma finalidade bem específica, tornando-as altamente qualificadas e assertivas no tratamento de desajustes emocionais. Para organizar cada essência floral, Bach categorizou todas elas de acordo com sentimentos negativos comuns aos seres humanos. São 7 grupos que contemplam 38 essências no total. São eles:

Grupo floral 1: Desalento e desespero
Para pessoas que estão desanimadas ou desesperadas por algo na vida.

Grupo floral 2: Falta de interesse pelas circunstâncias atuais
Para pessoas com falta de interesse no presente, que ficam presas ao passado ou sempre com a cabeça no futuro.

Grupo floral 3: Incerteza
Para pessoas inseguras que sofrem com as consequências de não confiarem em si mesmas.

Grupo floral 4: Medo
Para pessoas que têm medo de enfrentarem suas fraquezas e demais desafios da vida.

Grupo floral 5: Preocupação excessiva pelo bem-estar dos outros
Para pessoas que têm um cuidado excessivo pelos outros, que os impede de viverem suas vidas com liberdade.

Grupo floral 6: Sensibilidade excessiva a influências e opiniões
Para pessoas que se preocupam muito com a opinião alheia, modificando atitudes para receber a aceitação do outro.

Grupo floral 7: Solidão
Para pessoas que se isolam por serem muito introspectivas ou porque não conseguem aceitar o outro.

FLORAIS DE BACH E CLIMATÉRIO




O climatério é o período que antecede a menopausa, última menstruação da mulher. Trata-se de uma fase em que algumas mulheres apresentam sintomas físicos e emocionais que modificam – e até atrapalham, em alguns casos – suas atividades pessoais e profissionais. Só quem passou por isso sabe como é difícil esse período.

Há tratamento alopático , que varia conforme os sintomas apresentados, sempre prescrito por um médico especializado. Porém, é possível complementar o tratamento tradicional com o uso de Florais de Bach originais.

Para a terapeuta floral e educadora Maria Aparecida das Neves ” é preciso entender e diagnosticar como a mulher está se sentindo neste momento, já que existe um conjunto de sensações que influenciam o momento. A variação hormonal e o período de transição da atual para a nova fase da vida podem sim trazer complicações emocionais tratadas pelos Florais de Bach”. Ela exemplifica:
- O climatério é o momento em que a palavra de ordem é alteração. E se trata se uma alteração em toda a vida, que exige muita adaptação. Por isso, a essência floral indicada é Walnut, que prepara cada ser para momentos de transição e

“é preciso entender e diagnosticar como a mulher está se sentindo neste momento, já que existe um conjunto de sensações que influenciam o momento. A variação hormonal e o período de transição da atual para a nova fase da vida podem sim trazer complicações emocionais tratadas pelos Florais de Bach”. Ela exemplifica:
- O climatério é o momento em que a palavra de ordem é alteração. E se trata se uma alteração em toda a vida, que exige muita adaptação. Por isso, a essência floral indicada é Walnut, que prepara cada ser para momentos de transição e

A variação hormonal e o período de transição da atual para a nova fase da vida podem sim trazer complicações emocionais tratadas pelos Florais de Bach

Ela dá alguns exemplos

- O climatério é o momento em que a palavra de ordem é alteração. E se trata se uma alteração em toda a vida, que exige muita adaptação. Por isso, a essência floral indicada é Walnut, que prepara cada ser para momentos de transição e adaptação. Em qualquer preparo com os Florais de Bach originais para climatério, o Walnut precisa fazer parte.

- Quando a sensação é o nervosismo que leva a mulher a temer os eventos do dia a dia, Mimulus é o floral indicado. Ele afastará o medo das atividades cotidianas.

- Se a agitação é o que faz a mulher no climatério perder o controle, o floral Cherry Plum promove o equilíbrio e restaura a paz.

- Quando o sono é sono agitado, perturbado pelas ondas de calor e irritação, Impatiens é o floral indicado, já que neutraliza a irritação e acalma.

-O floral Larch, por sua vez, ajuda mulheres que se sentem constrangidas, que não têm confiança em si mesmas e que sentem que todos os olhares estão sobre si. Se elas apresentam insegurança quanto à própria capacidade, Larch trará confiança e aumentará a auto-estima.

- O período também pode fazer com que a mulher sinta-se feia, inadequada, obsessiva e negativa com relação à própria aparência. Para elas, o floral Crab Apple
é o indicado.

-Uma queixa bastante comum é a letargia e a fadiga. Mulheres cheias de vida que se sentem esmagadas por tais sintomas precisam da essência floral Hornbean, que dá energia vital extra

O QUE SÃO OS FLORAIS DE BACH

 

Quando nos sentimos bem, realizados e felizes, estamos em equilíbrio com tudo e conseguimos transmitir aos nosso familiares e amigos somente bons fluidos.

Porém, com os acontecimentos da vida, às vezes precisamos de um pouco de ajuda para alcançarmos este equilíbrio e seguirmos em frente. É nesse momento que os Florais de Bach podem ajudá-lo.
Criados por um médico inglês nos anos 30, os Florais de Bach são 38 essências de plantas e florais que podem ajudá-lo a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia. Cada floral é indicado a uma emoção específica. Pode ser tomando individualmente ou misturado de acordo com o que estiver sentindo.

Pesquisas recentes sobre as emoções e o sistema imunológico reforçam o ponto de vista de que a saúde emocional e a saúde física estão relacionadas.

Cada vez mais, peritos médicos concordam que uma mente saudável garante realmente um corpo saudável. Os Florais de Bach podem ajudá-lo a controlar os seus sentimentos e aproveitar melhor a vida.

De Onde Vêm Os Florais de Bach

Edward Bach foi um médico de Harley Street, bacteriologista e pesquisador bem conhecido. Identificou 38 estados negativos da mente e criou uma essência floral ou de planta para cada um. Passou os últimos anos de sua vida num pequeno chalé chamado Mount Vernon e foi ali que ele concluiu suas pesquisas. Hoje Mount Vernon é mais conhecido como The Bach Centre (O Centro Bach) e os atuais responsáveis continuam a produzir as tinturas mãe (o primeiro processo na elaboração dos Florais) utilizando em muitos casos os mesmos locais identificados por Dr. Bach nos anos 30.
Somente a Assinatura Bach garante que você adquiriu os Florais de Bach Originais, elaborados como sempre foram desde os tempos de Dr. Bach, com tinturas produzidas exclusivamente no The Bach Centre em Mount Vermon.

Como Escolher O Floral de Bach Adequado

Reconhecer exatamente como estamos nos sentindo é a chave para a escolha do Floral de Bach mais apropriado. Depois, veja qual é a essência que corresponde com o seu estado de espírito. Por exemplo, se for mudar de casa e se sentir frustrado e impaciente, experimente Impatiens. E se estiver com dificuldades em se adaptar à sua nova vizinhança, experimente Wanut.
É muito difícil ser sincero com os nossos próprios sentimentos e admitir nossas fraquezas. Quando conseguimos analisar e entender do que realmente precisamos, já é meio caminho andado para equilibrar nossas emoções.
"Pessoalmente, desiludo-me com bastante facilidade e sou pessimista por natureza, mas descobri que, quando tomo Gorse, a minha disposição melhora e fico com um estado de espírito muito mais positivo." Regina Imaculada, Rio de Janeiro
"Acho que Vervain é bom para acalmar meu filho, que por vezes é um bocadinho entusiástico demais e que Larch ajuda a aumentar a confiança da minha filha. Penso que o Rescue Remedy é essencial para todos os pais e até já usei para o coelho!" Antônio Marcondes, São Paulo
"Passei por muitos períodos de mudança na minha vida, tais como cirurgia, mudança de casa e separação da minha família. Nesses tempos, utilizei Walnut para a dificuldade na adaptação às mudanças. Mimulus para medos conhecidos e Star of Bethlehem para choque e desgosto." Sônia Almeida, Porto Alegre
O Dr. Bach descobriu que existem sete grupos emocionais gerais, nos quais se baseou para classificar 38 essências individuais, cada uma das quais relacionadas com um estado emocional específico.


Grupo Emocional
Se estiver se sentindo...
Florais
Consulte...
MedoRock Rose, Mimulus, Cherry Plum, Aspen, Red Chestnut
IncertezaCerato, Scleranthus, Gentian, Gorse, Hornbeam, Wild Oat
Falta de Interesse no mundo à sua voltaClematis, Honeysuckle, Wild Rose, Olive, White Chestnut, Mustard, Chestnut Bud
SolidãoWater Violet, Impatiens, Heather
Hipersensibilidade aos outrosAgrimony, Centaury, Walnut, Holly
Desalento ou desesperoLarch, Pine, Elm, Sweet Chestnut, Star of Bethlehem, Willow, Oak, Crab Apple
Preocupação exagerada pelo bem-estar dos outrosChicory, Vervain, Vine, Beech, Rock Water


'De Agrimony A Willow'
Se você...Experimente...
Faz cara alegre para esconder os problemasAgrimony
Tem medos e preocupações indefinidos, pressentimentosAspen
É crítico e intolerante em relação às outras pessoasBeech
Tem dificuldade em dizer não, vontade fraca e submissãoCentaury
Dúvida da sua própria capacidade de julgar as situaçõesCerato
Tem medo de perder o controle mental, emocionalCherry Plum
Não aprende com a experiência e repete os mesmos errosChestnut Bud
É demasiado possessivo e espera que os outros de adaptem aos seus valores
Chicory
É sonhador, vive no futuro e não concretiza seus ideaisClematis
Tem uma fraca imagem de si mesmo e sente vergonha ou embaraço devido a sintomas característicos ou traços físicos desagradáveisCrab Apple
Está sobrecarregado por obrigações que a vida lhe impõeElm
Tem tendência de desanimar facilmente frente às dificuldadesGentian
Perdeu a esperança/Desistiu de lutarGorse
Sofre com a solidão, necessita ser ouvido por alguémHeather
Sente ódio e ciúmes, é vingativo e revoltadoHolly
Vive no passado, sentindo saudades ou nostalgiaHoneysuckle
Sente preguiça, falta de energia para as situações do dia-a-dia e obrigaçõesHornbeam
É impaciente e irrita-se com facilidadeImpatiens
Falta de confiança na sua capacidade, sente-se inferiorLarch
Tem medos enraizados, com causas conhecidas, por exemplo, medo de aranhas, de voar, da morte, etcMimulus
Sente tristeza profunda, sem causa e cíclicaMustard
Tem um forte sentido do dever e continua a lutar, apesar de exaustoOak
Falta de energia vitalOlive
Sofre de fortes sentimentos de culpa e recrimina-se pelos erros das outras pessoasPine
Sente ansiedade ou preocupação excessivas em relação aos outrosRed Chestnut
Encontra-se numa situação que exige mais de si ou que lhe provoca stressRescue Remedy
Experimentou terror, medo paralizante ou uma sensação de impotênciaRock Rose
É inflexível e impõe a si mesmo padrões muito elevadosRock Water
Sofre de indecisõesScleranthus
Sofreu choques ou traumas do presente e do passado, está inconsolávelStar of Bethlehem
Está em desespero profundo, buscando saída para seu sofrimento como a luz no final do túnelSweet Chestnut
Está eufórico, quer convencer os outros do que você acreditaVervain
É muito voluntarioso e tende a ser dominador ou inflexívelVine
Sofre por não se adaptar às mudanças e pelas influências externas do presente e do passadoWalnut
É reservado, sério, fechado em suas emoções e solitárioWater Violet
Tem pensamentos indesejados e preocupações fixas que causam tormento mentalWhite Chestnut
Está inseguro sobre o caminho certo na vida, insatisfeito com o seu estilo de vida atual e não consegue decidir o caminho a seguirWild Oat
Faz pouco esforço para melhorar as situações, resignaçãoWild Rose
Sente ressentimento e autopiedade, "coitado de mim!"Willow


Quem Toma os Florais de Bach

Os Florais de Bach são completamente naturais e podem ser utilizados por toda a família, ou até em plantas e animais, pois sua ação é suave.


Como Tomar os Florais de Bach

Diluir 2 gotas (4 gotas de Rescue Remedy) da essência escolhida num copo com água; tomar em pequenos goles a intervalos regulares. Repita conforme necessário.
Para a utilização de várias essências escolhidas (máximo de 7), adicione 2 gotas num frasco de 30 ml, complete com água mineral e tome 4 gotas pelo menos quatro vezes ao dia.
Se necessário, as gotas de Florais de Bach podem ser administradas puras, diretamente na língua ou, se preferir, passar nos lábios, por detrás das orelhas, nas têmporas ou pulsos. Os Florais de Bach podem ser tomados com a frequência que desejar. Se estiver se sentindo indisposto, poderá utilizar apenas uma dose. Mas se a indisposição persistir por algum tempo, poderá tomá-los quando necessário.


Rescue
Equilíbrio e Calma Interior
Sempre ao Seu Alcance


Rescue é o relaxante que você pode usar a qualquer hora e em qualquer lugar.
A jornada da vida pode ser comparada como andar na corda bamba, embora geralmente estejamos equilibrados, calmos e focados, em muitas ocasiões a vida nos traz surpresas que nos tiram do equilíbrio.
Há mais de 70 anos, um médico da Harley Street, Dr. Edward Bach, percebeu a necessidade de tratamento emergencial para ajudar as pessoas a lidar com tais situações estressantes do dia-a-dia e criou o Rescue. Ainda hoje é preparado exatamente conforme as suas orientações. O Rescue tem sido o aliado emocional de toda mulher devido a sua energia relaxante e equilibrante e é utilizado por pessoas de todo o mundo para oferecer apoio incondicional nos momentos de grande exigência.
Aliviado, Calmo e Recuperado

Caso você sinta que esteja chegando no limite, siga estas dicas simples para restaurar o equilíbrio e recuperar a calma interna onde quer que você esteja:
R
elaxe, respire fundo 10 vezes. Inale profundamente e exale lentamente.
E
xercite, aprenda algumas técnicas básicas de ioga ou simplesmente ande por 10 minutos.
S
orria, pense em momentos felizes. É praticamente impossível continuar emburrado quando o sorrido e a risada liberam a produção das endorfinas estimuladoras do humor.
C
alma, deixe que a sua imaginação lhe leve a um lugar calmo e tranquilo onde se curta a paz, serenidade e beleza.
U
se sua hora de almoço, tire um tempo para si mesmo. Uma caminhada na praça, especialmente num dia ensolarado, pode operar milagres para seu humor. Vai lhe ajudar a trabalhar com maior eficiência na parte da tarde também.
E
scape, se você for capaz, afaste-se. Ao sair da situação estressante, você pode ter tempo de restaurar alguma perspectiva.
Calma Interior, presente a todo momento

Todos os dias nossas emoções são colocadas à prova; seja pelo pavor no consultório do dentista, o nervoso antes de provas, a possibilidade de realizar a conquista amorosa tão esperada ou ficar novamente na espera eterna dos tais "serviços ao consumidor". Também existem momentos na vida em que precisamos de um pouco de apoio; no estresse dos preparativos de casamento, durante o rompimento de uma relação amorosa ou talvez a perda de um ente querido. Seja qual for a situação - a utilização imediata ou contínua do Rescue pode lhe ajudar. Tomado a qualquer hora, em qualquer lugar, o Rescue é totalmente natural e contém cinco dos 38 Florais de Bach Originais; o Rock Rose para pavor e pânico, Impatiens para a irritação e impaciência, Clematis para a desconcentração, Star of Bethlehem para o choque e Cherry Plum para pensamentos irracionais.
Forma de uso: O Rescue Spray é fácil de usar, de 2 borrifadas na língua e o Rescue em gotas coloque 4 gotas na língua ou em um copo de água. Experimente o Rescue Cream, é uma pomada de efeito balsâmico que hidrata, amacia e ajuda a manter em boas condições a pele do corpo inteiro.


Literatura Disponível

Os Remédios Florais do Dr. Bach 
Incluindo O Cura-ti a ti mesmo
Edward Bach - Ed. Pensamento
Participando da Vida Com Os Florais de Bach
Carmen Monari - Ed. Roca
Os Remédios Florais de Dr. Bach
Passo a Passo
Judy Howard - Ed. Pensamento
Terapia Floral do Dr. Bach
Teoria e Prática
Mechthild Scheffer - Ed. Pensamento
Florais de Bach
Perguntas e Respostas
John Ramsell - Ed. Campus
Manual Ilustrado Dos Remédios
Florais do Dr. Bach
Philip N. Chancellor - Ed. Pensamento
Crescendo Com As Essências
Florais de Bach

Judy Howard - Ed. Aquariana
O Despertar da Alma Com Os
Florais de Bach

Carmen Monari - Ed. Roca






sábado, 8 de março de 2014

A FÓRMULA DE EMERGÊNCIA DE DR. BACH


O tradicional remédio de emergência

Rock Rose...é o mais conhecido de todos os remédios, mas na verdade nem sequer é "um remédio". Trata-se de uma mistura de cinco florais diferentes:
ImpatiensEssa mistura foi criada pelo Dr. Bach para lidar com emergências e situações de crise; momentos em que não há tempo para fazer uma seleção individual de florais. Essa fórmula pode ser utilizada para nos ajudar, por exemplo, a ultrapassar qualquer situação estressante, desde um nervosismo inesperado devido a um exame até mesmo às sequelas de um acidente.
A marca mais famosa da fórmula de crise é conhecido por Rescue Remedy, porém todos os produtores de florais possuem sua própria versão da fórmula.
Cherry PlumA fórmula de crise foi concebida para ajudar a lidar com problemas imediatos. Se você estiver lidando com questões mais profundas ou se sentir que necessita ser diariamente "socorrido" lhe será mais útilpreparar uma seleção dirigida especificamente à sua questão para que, desse modo, possa beneficiar do apoio dos florais na procura e construção de soluções mais a longo prazo.

A versão creme

...da fórmula de emergência contém os mesmos 5 florais que a versão liquida juntando-lhe Crab Apple, o remédio de limpeza. Esta fórmula data do inicio dos anos 60 e foi criada por Nora Weeks, assistente pessoal de Dr. Bach.
Star of BethlehemO creme é, também ele, uma fórmula de emergência e um modo prático de aplicar a fórmula de emergência a feridas e inchaços de todos os tipos.
A maioria de produtores de florais produz também a versão creme. Também nesse caso, a versão mais conhecida da fórmula de emergência em creme é a da gama Rescue.

Outras fórmulas pré misturadas

ClematisAlguns produtores de florais oferecem combinações que dizem tratar determinados problemas, tais como a falta de sono, o cansaço, o estress pré exames e mesmo questões relacionadas com peso ou com relacionamentos.
Tome atenção quanto a esses produtos. A tradicional fórmula de resgate tem comprovado sua utilidade e sucesso ao largo de vários anos em todo tipo de emergências, pequenas ou grandes. O mesmo não se pode dizer de misturas criadas para situações ou sintomas específicos. O problema dessas misturas é que tendem a ser ineficazes pois não são preparadas com base à situação e características específicas do individuo.
Crab AppleTomemos como exemplo a insónia. A falta de sono pode ser causada por diferentes estados, que por sua vez podem se associar a diversos remédios florais, incluindo VervainAspenMimulusAgrimony ou Red Chestnut. No entanto, o preparado pré misturado mais famoso do mercado contra a falta de sono não contém nenhum desses remédios.
A única forma efetiva de lidar com situações específicas que não representam uma emergência será sempre a preparação de uma seleção personalizada de remédios florais.

COMO PODEM 38 REMÉDIOS COBRIR TODOS OS ESTADOS DE ESPÍRITO EXISTENTES?



"Os remédios descritos têm uma ação benéfica e não causam agravamento ou reações de nenhum tipo pois seu propósito é revigorar"
- Dr Edward Bach, 1930



Pode-se fazer uma ótima analogia no sentido de tentar responder essa questão observando o mundo da cor.

Existem apenas três cores básicas (vermelho, azul e amarelo), porém todas as cores visíveis podem ser produzidas ao combiná-las.

Do mesmo modo, existem 38 estados mentais básicos que combinados produzem centenas de milhares de combinações.?

POR QUE O BACH CENTRE NÃO APOIA O USO DE OUTROS SISTEMAS FLORAIS?




O Dr. Bach sempre quis manter seu trabalho o mais simples possível para que todo o mundo pudesse entendê-los. Antes de morrer ele alertou seus colaboradores para o fato de possíveis tentativas de alterar e complexificar o seu trabalho.

Ao que seus assistentes responderam prometendo manter inalterada a simplicidade e pureza do sistema e de seus métodos.

Nós acreditamos que os 38 florais são suficientes, quando combinados corretamente, para curar todo o leque de emoções humanas.

Essa é a razão pela qual a equipe do Bach Centre continua a trabalhar apenas com o sistema original de 38 remédios florais.


Isso não é uma crítica aos outros sistemas florais; tudo o que é útil acaba encontrando seu lugar. Porém acreditamos que a simplicidade do sistema original é algo que merece ser preservado.

TEMPOS MODERNOS NÃO PEDEM REMÉDIOS MAIS MODERNOS QUE OS FLORAIS?



Será que isso significa que necessitamos novos remédios?

Nós achamos que não, uma vez que os remédios não tratam aquilo que despoleta nossas emoções em si.

Medo é o mesmo sentimento que sempre foi. Tal como o amor, a compreensão ou a bondade. Nossas emoções modernas não são mais complexas do que aquelas descritas por Shakespeare, por Dante ou pelos autores bíblicos.

Muitos dos conceitos de espiritualidade da Nova Era são redescobertas de antigas crenças e práticas que nos põe em maior contacto com nossas raízes e nos recordam nossa relação com o mundo e com a natureza.

Os remédios deveriam ser vistos nesse contexto: não como algo passível de ficar fora de moda mas como algo eternamente renovado e intemporal.

Os 38 remédios nos põem em contacto com o nosso ser superior e espiritual - e desse modo nos proporcionam a liberdade de nos desenvolvermos ao nosso próprio ritmo, qualquer que seja, livres da ganância de nosso ego de se "iluminar" imediatamente.

COMO FUNCIONAM OS FLORAIS REALMENTE?



Dr. Bach utilizava uma ótima metáfora para descrever a forma como os seus remédios atuavam.

Segundo ele, os florais, "como uma linda música ou qualquer outra coisa inspiradora que levante nosso astral, fazem emergir nossa verdadeira natureza, e nos aproximam de nossas almas. E tão somente por essa ação, eles nos aportam paz e aliviam nosso sofrimento."

Tal como um lindo pôr de sol ou uma foto nos podem comover e trazer-nos paz, também os florais elevam nossa energia e nos ajudam a ser e viver o melhor de nós mesmos.

Existem muitas teorias sobre como atuam os florais. A maioria das pessoas acredita que a energia forma um padrão na água, outros falam de mecânica quântica e vibrações espirituais.

Na tentativa de captar essa energia se produziram belíssimas fotos kirlian mostrando diferentes cores e formas e padrões para cada flor contudo, pouquíssima pesquisa profunda foi feita até agora, neste sentido. Qualquer conclusão aparentemente sólida é mera especulação.



A prova real de que os florais funcionam é o efeito que eles efetivamente produzem. Tomar Mimulus quando se tem medo é apenas uma forma mais específica de reação emocional, tal como quando você escuta Beethoven ou fica olhando as estrelas.

FLORAIS DE BACH: PERGUNTAS DIRIGIDAS AO BACH CENTRE

Qual o remédio para a asma, a síndrome de intestino irritável, as dores de cabeça, tensão muscular, etc?

Os florais de Bach não tratam doenças físicas de forma direta. Ao invés, eles ajudam tratando estados emocionais negativos que provocam ou agravam tais doenças.
Ou seja, a forma de selecioná-los corretamente implica sempre pensar em que tipo de pessoa você é e qual seu estado emocional atual, "esquecendo" o sintoma físico em si.

Onde posso encontrar um terapeuta credenciado de florais de Bach?

Como se tomam os remédios?

Os remédios se encontram em forma líquida, preservados em brandy. Para tomá-los, dilua duas gotas de cada remédio num frasco conta gotas de vidro de 30 ml e encha-o de água mineral. Desse frasco de tratamento tome quatro gotas, no mínimo quatro vezes ao dia.
Em alternativa, coloque duas gotas num copo de água e vá bebendo a pequenos goles e de forma espaçada.
Talvez você tenha que misturar dois ou mais remédios para fazer coincidir sua mistura de florais com a gama de emoções que você está sentindo.

Acaso os florais funcionam mais rápido se não forem diluídos?

Se não diluir seus florais, o gosto do brandy contido vai lhe dar a impressão de estar tomando um remédio bem mais forte. Porém, esse não é o caso! Não tem nenhuma diferença de potência ou eficácia a nível do efeito produzido entre 4 gotas do frasco de tratamento ou tomar o remédio puro.

É seguro tomar os remédios durante a gravidez?

Sim, é seguro. A concentração de álcool presente nos florais puros e sem diluir pode ser ignorado normalmente, pois a dose ingerida em cada toma é muito pequena. No entanto, se tem alguma dúvida nesse sentido, lhe aconselhamos a pedir opinião ou conselho de um médico ou parteira.

É seguro tomar os florais em simultâneo com outros tipos de medicamentos?

Normalmente não há qualquer problema de tomar florais de Bach em paralelo com outros medicamentos. O ingrediente ativo nos florais é a energia da planta e não uma substância física. Por isso não interferirá com a ação fisiológica de outro medicamento. Nem o outro medicamento impedirá os florais de atuar.
A única questão a precaver é a do álcool utilizado para preservação dos remédios. Em geral, ele pode ser ignorado pois a dose é irrelevante. Porém, antes de tomar qualquer remédio e caso lhe tenha sido recomendado evitar o consumo de álcool, você deverá se aconselhar com seu médico, farmacêutico ou auxiliar de saúde.

Em quanto tempo faz efeito o remédio de emergência? E os outros remédios quanto tempo demoram para se fazer sentir?

A fórmula de emergência funciona bastante rapidamente pois é usada para situações de emergência e não para problemas muito enraizados.
Os outros florais podem funcionar igualmente rápido. Porém, se você está lidando com uma determinada questão faz tempo é natural que só note uma melhora ou mudança significativa semanas ou mesmo meses mais tarde.

Quantos remédios posso tomar em simultâneo?

É bastante usual tomar até 6 ou 7 remédios numa mistura e esse é o limite absoluto com que lhes sugerimos trabalhar. Sabe-se que, em duas ocasiões, o Dr. Bach selecionou 9 remédios juntos, no entanto, ele assistiu milhares de pessoas em um período de vários anos.

Qual a probabilidade de ter reações e erupções cutâneas e como são provocadas?

Os remédios atuam inundando e removendo através de sua energia harmoniosa nossas emoções e sentimentos negativos.
Por vezes as emoções com que estamos nos debatendo estavam bem reprimidas que para purificá-las é necessário limpá-las do sistema primeiro, logo, fazê-las aflorar. Em raras ocasiões, isso pode tomar a forma de erupção ou de um sentimento que irrompe inesperadamente. Quando tal ocorre não há razão nenhuma para deixar de tomar seus florais.

Existem outros remédios pré-misturados além do remédio de emergência do Dr. Bach?

O único remédio floral pré misturado que recomendamos é o remédio de emergência ou «fórmula de crise» que a maioria dos produtores produz. A marca mais conhecida vende-se sob o nome de "Rescue Remedy".
Essa mistura foi concebida para abranger as reações habituais das pessoas a situações críticas ou emergências. Ela pretendia ser um kit de primeiros socorros. Por isso, imediatamente após a crise passar, o correto é verificar a resposta particular do indivíduo à situação, em vez de continuar tomando o remédio de emergência indefinidamente.
Muitos produtores criaram também outras combinações. Nós desaconselhamos a sua utilização. É bastante impreciso preparar a mesma mistura para todos aqueles que estão estudando para um exame, por exemplo, ou para todos aqueles que sofrem de depressão ou de insónia. Não existem duas pessoas reagindo do mesmo modo e por essa razão é necessário encontrar a fórmula pessoal de cada um, em cada ocasião.

Alguém me disse que deveria tomar Star of Bethlehem e o remédio de resgate em simultâneo. Eu pensava que Star of Bethlehem era um dos componentes do remédio de emergência, porquê então deveria tomar os dois?

A combinação de resgate é um remédio de uso em caso de emergência - o tipo de coisa que você mantém por perto no caso de algo correr mal.
Posteriormente, se lhe parecer que a emoção central por você vivida foi o choque, então pode passar a tomar apenas Star of Bethlehem. Você poderia ter tomado os dois desde um início - não lhe teria feito nenhum mal - contudo, o remédio de emergência sozinho teria bastado para suportar a crise inicial.
Em geral, deveríamos pensar no remédio de urgência como um remédio por si próprio, com suas indicações específicas e não como um preparado de cinco remédios.

Estou utilizando o remédio de emergência em creme para um eczema e parece estar piorando. Deveria parar de usá-lo?

Alguns eczemas não respondem bem a nenhum creme. Em vez de creme, junte Crab Apple e a fórmula de emergência - ou qualquer outra mistura de remédios que você selecione - de acordo com a forma como você se sente; junte com água e lave o eczema duas vezes ao dia.

Como se escolhe remédios para outra pessoa?

A chave para selecionar remédios é perguntar à pessoa como ela está se sentindo nesse momento (mais do que ontem ou no ano passado!) e considerar também o tipo de personalidade da pessoa. Depois simplesmente selecione os remédios correspondentes.
Por exemplo, imagine alguém que está se sentindo ansioso por uma entrevista de trabalho e manifesta sua ansiedade se irritando com sua família sempre que eles não fazem as coisas como ele faria. Os remédios a selecionar seriam Mimulus para lidar com a ansiedade e o medo e Beech para lidar com a intolerância.

De vez em quando sinto medo durante a noite, incluindo medo do escuro. Isso é Aspen ou Mimulus?

Depende, seria a resposta!
Medo do escuro é um medo conhecido por isso, indica Mimulus. Porém, parte desse medo poderia considerar-se um «medo de algo inefável que possa existir no escuro, ou de algo que lhe sucede ou que você sente quando não consegue enxergar e que você não sabe especificar - e isso é um medo Aspen.
Do mesmo modo, se você escutar um ruído e pensar que pode ser um intruso, então isso seria um medo específico e conhecido e você tomaria Mimulus, ou Rock Rose se ficasse realmente aterrorizado. Mas se esse medo fosse puramente imaginário - e você verificasse por toda a casa sem encontrar ninguém, mas continuasse sentindo uma presença - aí seu medo começaria a ser do tipo Aspen.
Na prática, quando por vezes você não consegue se decidir entre esses dois remédios, talvez o mais acertado seja tomá-los juntos pois pode bem se dar o caso de elementos característicos desses dois tipos de medo se encontrarem presentes.

Como é que depressão Sweet Chestnut se compara à depressão Mustard? E como se compara o desespero Gorse e a falta de esperança Gentian?

Gentian serve para um desânimo moderado após uma contrariedade. Por exemplo, se você se candidatou a um posto de trabalho e não foi selecionado talvez você pense «Vou mesmo é desistir de tentar!» mas com um suspiro preenche outra proposta de candidatura.
Gorse serve quando você se sente muito pessimista mesmo! Algo correu mal e você decide desistir porque realmente crê que não faz sentido continuar tentando. Mantendo o mesmo exemplo, a sua resposta ao facto de não ser escolhida seria um «Acabou! Desisto!», enquanto regava de lágrimas um outro formulário de candidatura.
Sweet Chestnut é radicalmente diferente. Dr. Bach inclui Gorse e Gentian no seu grupo de remédios para a incerteza pois nenhum desses dois florais trata realmente do desespero mas sim de uma falta de fé e de certeza. Se Gorse e Gentian tivessem um pouquinho mais de certeza, de segurança em seu sucesso, eles não se deprimiriam de jeito nenhum. Em contrapartida, o estado Sweet Chestnut surge quando todos os caminhos parecem vedados.
Imagine alguém que não conseguiu o tal posto de trabalho. Seu aluguel continua por pagar, sua mulher e seus filhos estão famintos. Ele não tem dinheiro nem para ir à entrevista e suas roupas estão de tal modo gastas que ele não tem o que vestir para se apresentar decentemente ao trabalho, caso seja admitido. Entretanto, chegam os oficiais de justiça para o despejar.
Isso sim é desespero absoluto. Isso é a noite escura da alma, quando não tem mais caminho para onde ir. Quando nem sequer o suicídio é uma solução possível pois isso significaria deixar sua mulher e seus filhos ao abandono.
Quando você imagina Sweet Chestnut dessa forma, é possível vislumbrar de um modo muito claro a diferença entre este floral e Gentian ou Gorse.
Quanto a Mustard, ele serve para quando tudo em nossa vida está bem, mas ainda assim a pessoa se está sentindo triste, como se uma nuvem negra pairasse sobre a sua cabeça. Pode até ser que a pessoa tenha conseguido o tal trabalho que tanto desejava...deveria estar se sentindo satisfeita e feliz mas seu astral está bem baixo. Se lhe perguntar porquê está tão em baixo, a resposta dela resumirá a um encolher de ombros! Em estado Mustard a pessoa não sabe porquê se sente como se sente.

Pode-se tomar os remédios com chá, café e demais bebidas?

Você pode juntar seus remédios florais de Bach em qualquer bebida: chá, café, refrigerantes, etc. Neste sentido os florais divergem bastante dos medicamentos homeopáticos.
Colocar suas gotas em uma bebida quente tem a vantagem de evaporar o álcool presente. Por vezes se recomenda esse método a pessoas que não gostam do sabor ou do conteúdo alcoólico dos florais.

Ouvi dizer que se você tomar um remédio por um período demasiado prolongado você acabará experimentando o lado negativo desse floral.

Isso não é de todo verdade! Os remédios são totalmente positivos e em momento algum fazem com que se manifeste o estado negativo em você.

É necessário juntar álcool num frasco de tratamento?

O álcool ajuda a conservar a água que o frasco de tratamento contém. Muitas pessoas adicionam brandy ou outra bebida espirituosa às suas misturas especialmente se o frasco não for mantido num ambiente frio - por exemplo, se a pessoa pretende levar o remédio no bolso o tempo todo. Uma colher de chá de brandy (cerca de 5ml) é o bastante.
Outras formas de preservar sem álcool o conteúdo fresco são, por exemplo, guardar o seu frasco no frigorífico; juntar-lhe uma colher de chá de vinagre de cidra ou de glicerina vegetal.

Quando se deve parar de tomar os remédios?

Quando o problema que você está tratando desaparecer. Não faz falta continuar tomando para prevenir uma "recaída" nem deixar de tomar gradualmente como se faz com outros medicamentos -esteróides, betabloqueadores, etc.- também não há necessidade de tomar um número específico de doses ao longo de um número específico de dias, como no caso de um antibiótico.

Se a situação piorar depois de começar a tomar os remédios deveremos parar de tomá-los ou continuar?

Os florais não causam efeitos secundários nem agravamento de nenhum tipo. Porém, eles podem mexer com sentimentos reprimidos que precisam ser limpos antes de você poder atingir uma cura completa num determinado nível ou questão. Se for esse o caso, você pode verificar se existe algum floral que deva tomar em alternativa à formula que está tomando atualmente ou se algum floral deve ser acrescentado.
Porque seus efeitos são benéficos, não há necessidade de deixar de tomá-los. Mas se você estiver tomando os remédios errados, isso significará apenas que as questões que desejava abordar simplesmente não serão melhoradas, contudo também não serão agravadas pelo equívoco.

É verdade que é sempre melhor escolher poucos remédios?

Como ponto de referência, tratamos de não ultrapassar os seis ou sete remédios por mistura. Visto que a experiência tem demonstrado que mais do que essa quantidade de remédios habitualmente não faz falta. Sobretudo se você refletir um pouco durante o processo de seleção. Tomar mais remédios do que o necessário significa que a precisão do enfoque se perde e, por consequência, aqueles florais que são realmente necessários não funcionarão tão eficazmente como poderiam funcionar.
Contudo, nem sempre é verdade que três remédios são sempre melhor que quatro, ou que o tratamento ideal está em usar um só remédio. Se seis (oito ou mesmo nove) florais forem realmente necessários, então essa é a quantidade que você deve tomar.

Existe alguma combinação de florais ou algum floral que não se deva usar nunca?

Não. Mesmo os remédios que aparentam ser opostos diretos (como por exemplo Vervain e Wild Rose, ou Vine e Centaury) podem ser ocasionalmente necessários nalgum caso em particular. Tudo depende da personalidade e do estado emocional atual da pessoa.

É seguro tomar os florais em caso de recuperação de alcoolismo, dado conter brandy?

Se os remédios forem preparados num frasco de tratamento e tomados como habitualmente, apenas quatro gotas de cada vez, a quantidade de álcool ingerida é realmente muito pequena.
Apesar de tudo, tomar nem que seja uma gota de álcool pode ter um impacto psicológico importante em alguém que decidiu desistir completamente do consumo de álcool. Além disso, existe um fármaco fortíssimo - chamado Antibuse- que pode causar uma violenta reação se a pessoa tomar mesmo a mais pequena dose de álcool. Por esse motivo, em circunstâncias como essas é sempre melhor consultar seu médico antes de tomar florais.
Ao consultá-lo, explique-lhe que o processo de diluição e o fato de, ao tomar suas gotas numa bebida quente, a maioria (senão a totalidade) do teor de álcool presente se evapora. Comente-lhe também que é possível aplicar os florais externamente, aplicando e esfregando-os nos pulsos, por exemplo.
Em caso de dúvida, se aconselhe com a pessoa que segue o seu processo de desintoxicação.

Há possibilidade de os remédios florais serem afetados por óleos essenciais de aromaterapia se forem guardados juntos?

Não. O brandy utilizado para preservar seus florais pode ficar com o gosto alterado mas a acção dos remédios não se alterará.

Os remédios são afetados ao passar por máquinas de raio-X, leitores de código de barras, etc?

Não. Isso é um mal-entendido criado por pessoas que acreditam que os florais de Bach são delicados como os produtos homeopáticos. Mas na verdade, eles são bastante robustos e não são afetados pelos scaners dos aeroportos, nem pelos leitores de códigos de barras, ou pelas radiações de ecrãs.
Você pode colocar seus florais ao lado de sua TV ou passar com eles por detetor de segurança sem o menor problema. Também os pode guardar no frigorífico sem se preocupar.
As únicas situações que deve evitar são a exposição ao calor ou à luz solar direta que podem interferir com a preservação e o estado do próprio brandy.

Porquê não misturar todos os remédios e assim utilizá-los em todas as situações?

Alguém deu essa sugestão para o Dr. Bach e ele experimentou, mas descobriu que não funciona. O caminho mais curto e direto é efetivamente o que ele recomendou - ou seja, a seleção de remédios com precisão para determinado estado emocional ou personalidade.

Porquê motivo se utilizam quatro gotas do remédio de emergência e apenas duas de todos os outros remédios?

Porque a fórmula de resgate é um remédio composto e contém uma menor concentração de cada uma das cinco tinturas mãe que a compõe do que um frasco de remédio em si. Por esse motivo, e para obter a dose certa de cada um dos 5 componentes, se duplica a dosagem por toma.

Porquê se colocam duas gotas tanto num frasco de tratamento como num copo de água? Seguramente a pessoa que beber a água estará tomando mais florais!

É verdade, no entanto a dose tomada não tem importância, desde que a partir do momento em que você esteja tomando a dose mínima. E a dose mínima é aquela que você obtém ao tomar quatro gotas de um frasco de tratamento.
Ao colocar as gotas em um copo de água você está tomando uma dose maior do que o necessário porém isso lhe dá certa margem de erro: pode tomar sua bebida com florais sem se preocupar se o copo é grande ou pequeno; ou quanta da quantidade de água e de florais já ingeriu efetivamente, pois tem a margem suficiente para que, mesmo bebendo um só gole, a dose mínima lhe esteja garantida.

Existe alguma forma fácil de recordar quantas gotas se deve tomar de cada vez?

Utilize sempre duas gotas de um frasco de remédio de qualquer um dos 38 florais - quer esteja administrando os florais diretamente na boca, num copo de água ou num frasco de tratamento.
Em contrapartida, utilize sempre quatro gotas se estiver tomando uma mistura, seja ela selecionada e preparada por você num frasco de tratamento, ou uma mistura pré concebida comprada numa loja, como é o caso da fórmula de emergência.
Simples!